1/2

Um Caminho sem peregrinos é, apenas, uma linha no mapa. Se olhares com atenção, podes encontrar algumas características comuns a quase todos os peregrinos: a tranquilidade no olhar, o sorriso, a paz de espírito, a forma como lidam com a incerteza, a procura... A missão da Associação é juntar os peregrinos à linha no mapa. 

(Matilde Campilho)

"Tudo o que eu fui, me traz até aqui."

A GÉNESE

A Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima é fruto duma peregrinação organizada em 2006, por um jovem padre, da Unidade Pastoral da Merceana, com um grupo de jovens em preparação para o Crisma. 

 

Para ajudar na condução dessa peregrinação, o jovem Padre Rui Louro desafiou o Rodrigo Cerqueira. Este aceitou, mas pediu para conduzir o grupo pelos campos  (por Caminhos alternativos às estradas nacionais). Depois de dois meses de preparação e muitos desafios, o grupo fez a peregrinação nas férias da Páscoa, desde Alenquer até ao Santuário de Fátima, pelo Caminho do Tejo.   

A experiência de peregrinar foi uma epifania que transformou a vida daqueles peregrinos. De maneira informal e voluntária, alguns peregrinos começaram a reforçar a sinalização dos Caminhos do Tejo e Santiago, que era pouca e se encontrava em mau estado.

Em 2010, o grupo dos voluntários, que cuidava dos Caminhos, decidiu ir mais alto e mais longe e constituiu, formalmente, a Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima, para aprofundar a missão de criar, cuidar e informar sobre os Caminhos de Fátima. 

Depois vieram os novos Caminhos*: a ligação a Santiago pelo Caminho do Norte, o Caminho Nascente (Tomar - Fátima), o Caminho Poente (Nazaré - Fátima) e, em colaboração com outros peregrinos voluntários, o Caminho Sudeste (Niza - Fátima)...

*Consideramos um novo Caminho, uma rota marcada na totalidade do início até ao fim. 

(Rovisco II)

"VIP= Valente Irmão Peregrino."

A MISSÃO

da Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima assenta na "reciprocidade" como fundamento para tudo o que fazemos, ou seja, ajudar outros peregrinos a fazer o Caminho, tal como já fomos ajudados, sem intenções comerciais ou políticas.

Numa sociedade em que quase tudo se resume a trocas comerciais, ajudar estranhos a peregrinarem, sem esperar nada em troca, é quase uma utopia. Só entende esta missão, quem já foi ajudado no Caminho por estranhos e se questionou: "por que me ajudas?"

Apesar de todo o negócio que existe à volta dos peregrinos, apesar do Turismo de Portugal misturar turistas com peregrinos e apagar o nosso trabalho voluntário, acreditamos, convictamente, que vale a pena praticar a entreajuda sem interesses. "Fazer aos outros aquilo que gostamos que nos façam a nós".

É nesta entreajuda que, há séculos, se revela o "Espírito Peregrino", que se cruzam caminhos inesperados, que se encontram riquezas que não cabem em nenhum banco e que nos ajudam a entender que, afinal, somos todos iguais. Quando chove, ficamos todos molhados por igual... É quando sentimos essa água da igualdade a bater-nos na cara, que nos sentimos ainda mais vivos, a caminhar "mais alto e mais longe" - Ultreia. Não é preciso esperar pelo fim da vida para caminhar para os céus.

Se juntarmos ao "Espírito Peregrino" a tranquilidade dos campos e uma mochila, percebemos que basta metermo-nos a Caminho para sairmos da rotina diária e procurarmos um sentido maior para as nossas vidas. Enquanto Associação de peregrinos, quando ajudamos outros peregrinos a fazer o Caminho, fechamos um ciclo de reciprocidade.
 

 

---------------------------

A Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima é uma entidade sem fins lucrativos de matriz Cristã, que se caracteriza pela acção. As principais actividades da Associação são:

  • Sinalização de caminhos de peregrinação pelos campos, rumo a Fátima e Santiago.

  • Informação gratuita e actualizada sobre os caminhos de peregrinação.

  • Informação sobre como preparar uma peregrinação.

  • Informação sobre albergues e locais de acolhimento.

  • Criação de albergues públicos para o acolhimento de peregrinos.

  • Apoio na criação de albergues privados.

  • Apoio telefónico a peregrinos.

  • Apoio na organização de peregrinações paroquiais.

  • Credenciação de peregrinos.

  • Apoio na devolução de perdidos e achados no Caminho.

  • Formação de Guias Peregrinos.

  • Formação de "Arqueiros".

  • Divulgação dos Caminhos de Peregrinação em conferências públicas.

  • Colaboração com entidades públicas para a segurança dos peregrinos.

  • ​Compilação de conteúdos na biblioteca peregrina.

  • Colaboração com outras associações de peregrinos.

(Rovisco II)

"Leva um pouco da tua vida para o Caminho e traz um pouco do Caminho para a tua vida."

---------------------------

 

ASSOCIADOS

Se quiseres apoiar a nossa causa peregrina, podes tornar-te associado, preenchendo o formulário abaixo, seguindo as instruções. Se quiseres apoiar a nossa causa, mas não te apetece ser associado, podes, simplesmente, fazer um donativo. Muito obrigada. (+info)

associados.jpg

(Alvaro Granha Loregian)

"Ninguém é tão pobre que nada possa dar e ninguém é tão rico que não precise de receber."

Interior of Book Store

BIBLIOTECA

 

BIBLIOTECA

Este repositório contém materiais relacionados com o Caminho e os Peregrinos de todo o mundo, de várias religiões, ao longo de vários séculos, em vários média: livros, livros eletrónicos, vídeo, música, fotografia, pintura, escultura, arquitectura, carimbos, cantis e flora. Estes conteúdos estão disponíveis na totalidade, parcialmente ou como referência e em várias línguas e têm como objectivo ajudar-nos a compreender como o acto de peregrinar é muito mais abrangente que a chegada a um único Santuário. 

Esta biblioteca cabe na tua mochila, mas deves ter cuidado ao entrar, pois podes demorar algum tempo para voltar a sair. Dentro da biblioteca, não existem setas que indiquem a saída. Só existem portas de entrada. O Caminho de saída cabe a cada peregrino fazer o seu. 

Todos os conteúdos presentes nesta biblioteca têm direitos de autor. Os conteúdos estão em constante actualização. Atenção: as obras desta biblioteca não podem ser utilizadas sem a permissão dos responsáveis pela gestão dos direitos de autor de cada obra.

PINTURA E DESENHOS
INSÍGNIAS PEREGRINAS
ESCULTURAS
CANTIS DE PEREGRINO
LIVROS
LIVROS CAMINHO INTERIOR
FOTOGRAFIA
FILMES
MÚSICA
ARQUITECTURA
PRIMEIRO CAMINHO
DOCUMENTOS PEREGRINOS
CARIMBOS
CRONOLOGIA
FLORA DO CAMINHO
Show More
 

(José Tolentino de Mendonça)

"Certamente que, no seu processo, o espanto desarruma e dói. Mas o amor, o conhecimento, a poesia ou a santidade, principiam com ele.

logo_aacf.jpg

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS
DOS CAMINHOS DE FÁTIMA

TELEFONE GERAL:
+351 913 13 1300

PADRE RUI LOURO:
+351 926 905 165

QUEM APOIA:

logo_decathlon.png

Página web escrita em desacordo ortográfico

  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

© 2021 Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima