Um Caminho sem peregrinos é, apenas, uma linha no mapa. Se olhares com atenção, podes encontrar algumas características comuns a quase todos os peregrinos: a tranquilidade no olhar, o sorriso, a paz de espírito, a forma como lidam com a incerteza, a procura... A missão da Associação é juntar os peregrinos à linha no mapa.

(Matilde Campilho)
"Tudo o que eu fui, me traz até aqui."

A GÉNESE
A Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima é fruto duma peregrinação organizada em 2006, por um jovem padre, da Unidade Pastoral da Merceana, com um grupo de jovens em preparação para o Crisma.
Para ajudar na condução dessa peregrinação, o jovem Padre Rui Louro desafiou o Rodrigo Cerqueira. Este aceitou, mas pediu para conduzir o grupo pelos campos (por Caminhos alternativos às estradas nacionais). Depois de dois meses de preparação e muitos desafios, o grupo fez a peregrinação nas férias da Páscoa, desde Alenquer até ao Santuário de Fátima, pelo Caminho do Tejo.
A experiência de peregrinar foi uma epifania que transformou a vida daqueles peregrinos. De maneira informal e voluntária, alguns peregrinos começaram a reforçar a sinalização dos Caminhos do Tejo e Santiago, que era pouca e se encontrava em mau estado.

Em 2010, o grupo dos voluntários, que cuidava dos Caminhos, decidiu ir mais alto e mais longe e constituiu, formalmente, a Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima, para aprofundar a missão de criar, cuidar e informar sobre os Caminhos de Fátima.
Depois vieram os novos Caminhos*: a ligação a Santiago pelo Caminho do Norte, o Caminho Nascente (Tomar - Fátima), o Caminho Poente (Nazaré - Fátima) e, em colaboração com outros peregrinos voluntários, o Caminho Sudeste (Niza - Fátima)...
*Consideramos um novo Caminho, uma rota marcada na totalidade do início até ao fim.

(Rovisco II)
"VIP= Valente Irmão Peregrino."
A MISSÃO
da Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima assenta na "reciprocidade" como fundamento para tudo o que fazemos, ou seja, ajudar outros peregrinos a fazer o Caminho, tal como já fomos ajudados, sem intenções comerciais ou políticas.
Numa sociedade em que quase tudo se resume a trocas comerciais, ajudar estranhos a peregrinarem, sem esperar nada em troca, é quase uma utopia. Só entende esta missão, quem já foi ajudado no Caminho por estranhos e se questionou: "por que me ajudas?"
Apesar de todo o negócio que existe à volta dos peregrinos, apesar do Turismo de Portugal misturar turistas com peregrinos e apagar o nosso trabalho voluntário, acreditamos, convictamente, que vale a pena praticar a entreajuda sem interesses. "Fazer aos outros aquilo que gostamos que nos façam a nós".
É nesta entreajuda que, há séculos, se revela o "Espírito Peregrino", que se cruzam caminhos inesperados, que se encontram riquezas que não cabem em nenhum banco e que nos ajudam a entender que, afinal, somos todos iguais. Quando chove, ficamos todos molhados por igual... É quando sentimos essa água da igualdade a bater-nos na cara, que nos sentimos ainda mais vivos, a caminhar "mais alto e mais longe" - Ultreia. Não é preciso esperar pelo fim da vida para caminhar para os céus.
Se juntarmos ao "Espírito Peregrino" a tranquilidade dos campos e uma mochila, percebemos que basta metermo-nos a Caminho para sairmos da rotina diária e procurarmos um sentido maior para as nossas vidas. Enquanto Associação de peregrinos, quando ajudamos outros peregrinos a fazer o Caminho, fechamos um ciclo de reciprocidade.
---------------------------
A Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima é uma entidade sem fins lucrativos de matriz Cristã, que se caracteriza pela acção. As principais actividades da Associação são:
-
Sinalização de caminhos de peregrinação pelos campos, rumo a Fátima e Santiago.
-
Informação gratuita e actualizada sobre os caminhos de peregrinação.
-
Informação sobre como preparar uma peregrinação.
-
Informação sobre albergues e locais de acolhimento.
-
Criação de albergues públicos para o acolhimento de peregrinos.
-
Apoio na criação de albergues privados.
-
Apoio telefónico a peregrinos.
-
Apoio na organização de peregrinações paroquiais.
-
Credenciação de peregrinos.
-
Apoio na devolução de perdidos e achados no Caminho.
-
Formação de Guias Peregrinos.
-
Formação de "Arqueiros".
-
Divulgação dos Caminhos de Peregrinação em conferências públicas.
-
Colaboração com entidades públicas para a segurança dos peregrinos.
-
Compilação de conteúdos na biblioteca peregrina.
-
Colaboração com outras associações de peregrinos.

(Rovisco II)
"Leva um pouco da tua vida para o Caminho e traz um pouco do Caminho para a tua vida."
---------------------------
ASSOCIADOS

Se quiseres apoiar a nossa causa peregrina, podes tornar-te associado, preenchendo o formulário abaixo, seguindo as instruções. Se quiseres apoiar a nossa causa, mas não te apetece ser associado, podes, simplesmente, fazer um donativo. Muito obrigada. (+info)

(Alvaro Granha Loregian)
"Ninguém é tão pobre que nada possa dar e ninguém é tão rico que não precise de receber."
BIBLIOTECA
Este repositório contém materiais relacionados com o Caminho e os Peregrinos de todo o mundo, de várias religiões, ao longo de vários séculos, em vários média: livros, livros eletrónicos, vídeo, música, fotografia, pintura, escultura, arquitectura, carimbos, cantis e flora. Estes conteúdos estão disponíveis na totalidade, parcialmente ou como referência e em várias línguas e têm como objectivo ajudar-nos a compreender como o acto de peregrinar é muito mais abrangente que a chegada a um único Santuário.
Esta biblioteca cabe na tua mochila, mas deves ter cuidado ao entrar, pois podes demorar algum tempo para voltar a sair. Dentro da biblioteca, não existem setas que indiquem a saída. Só existem portas de entrada. O Caminho de saída cabe a cada peregrino fazer o seu.
Todos os conteúdos presentes nesta biblioteca têm direitos de autor. Os conteúdos estão em constante actualização. Atenção: as obras desta biblioteca não podem ser utilizadas sem a permissão dos responsáveis pela gestão dos direitos de autor de cada obra.

(José Tolentino de Mendonça)
"Certamente que, no seu processo, o espanto desarruma e dói. Mas o amor, o conhecimento, a poesia ou a santidade, principiam com ele.