Experiência de um caminho em família 

 

CERTIFICADOS

Para fazer o Caminho não são necessários estes certificados. Solicitar uma credencial ou candidatar-se a um "peregrinatio" ou a uma Insígnia é uma opção pessoal de cada peregrino, não uma obrigação. Os donativos angariados com estes certificados revertem na totalidade para a criação, manutenção e divulgação dos Caminhos, pela Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima. 

CREDENCIAL

É o documento que autentica, perante as entidades presentes nos Caminhos de Fátima, que o portador é peregrino e está em peregrinação, rumo a um santuário.

PEREGRINATIO

Documento emitido, após a peregrinação, que acredita o peregrino como tendo feito um dos Caminhos (pelos campos) assinalados pela Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima.

INSÍGNIA

Reconhece o peregrino portador da Insígnia como tendo feito, pelo menos, 500km, em diferentes Caminhos de Fátima. A Insígnia também pode ser obtida pelos guias de peregrinos formados pela Associação ou atribuída, como reconhecimento, a colaboradores, por acções extraordinárias 
em prol do Caminho.

(Rovisco II)

"A língua não caminha..."

mario_08_edited.jpg

Peregrino arqueiro em ação

CREDENCIAL

 

É o documento que autentica, perante as entidades presentes nos Caminhos de Fátima, que o portador está em peregrinação, rumo ao santuário de Fátima.

A credencial dá acesso aos albergues públicos, onde só podem dormir peregrinos credenciados. Deves carimbar a credencial, no mínimo duas vezes por dia, para atestares a progressão da tua peregrinação. Podes carimbar em albergues, igrejas, postos de turismo, Câmaras Municipais, associações, bombeiros, entidades públicas, restaurantes...

A credencial permite que te candidates ao "Peregrinatio", após concluíres a peregrinação. (+info)

Para solicitares a credencial, deves carregar no botão abaixo "SOLICITAR", preencheres o formulário com atenção e enviá-lo. Em seguida, vais receber um email da Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima, com instruções detalhadas. Por favor, confirma os dados. Caso não recebas o nosso correio eletrónico, deves verificar o "correio indesejado (spam)". 

Ao solicitares a credencial, estás a comprometer-te em manter o Caminho de Fátima limpo, respeitar a fauna, a flora e as populações, durante a peregrinação.

Os donativos angariados com a credencial revertem na totalidade para a criação, manutenção e divulgação dos Caminhos pela Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima. 

OS CARIMBOS

carimbo_ç.jpg
carimbo_b.jpg
carimbo_a.jpg
carimbo_x.jpg
carimbo_m17.jpg
 

Cada carimbo conta uma pequena história acerca do local onde foi aplicado na credencial. Abaixo, deixamos um mapa que te permite encontrar os principais locais onde carimbar no Caminho. Biblioteca de carimbos.

albergues_base_site.jpg

(Ditado popular muito usado por
Manuel José Francisco Pequeno)

"Devagar que tenho pressa..."

Casal de bicigrinos à chegada a Santiago

PEREGRINATIO

 

Uma das missões desta Associação é promover os Caminhos de peregrinação em segurança, pelos campos. A palavra "peregrinatio" tem dois significados: aquele que vai pelos campos e aquele que vai para lá das suas "fronteiras".

Este documento acredita que o seu titular fez um dos Caminhos assinalados neste site, rumo ao Santuário de Fátima, cuidando da fauna e flora, mantendo o caminho limpo e promovendo a entreajuda entre peregrinos, com mochila em autonomia.


Os peregrinos que fizerem os Caminhos de Fátima, referenciados no formulário de candidatura, com credencial da Associação, com o mínimo de dois carimbos diários, com data assinalada na credencial (emitida a partir de 01/02/2021), a pé, de bicicleta, cavalo, mula, com mochila/alforges, sem carro de apoio, podem candidatar-se a este documento. Os caminhos não são adequados para serem

feitos em cadeira de rodas, por cegos ou amblíopes. Mesmo assim, existem peregrinos, extraordinários, que o fazem. Para esses valentes peregrinos, existe uma candidatura especial no formulário. O "peregrinatio" não tem custos. Convidamos os peregrinos candidatos a fazer um donativo à Associação e a pagar os custos dos portes de envio. 

Os donativos angariados com a credencial revertem na totalidade para a criação, manutenção e divulgação dos Caminhos, pela Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima. 

A candidatura é feita através do formulário e é avaliada por um conselho de "peregrinos arqueiros*". A decisão do conselho de peregrinos não tem apelo.

(Rovisco II)

"A idade é o que fazemos dela."

jose_edited_edited.jpg

Com a experiência vem escolhas mais acertadas

A INSÍGNIA 

 

Reconhece o peregrino portador da Insígnia como tendo feito, pelo menos, 500km em diferentes Caminhos de Fátima. A Insígnia também pode ser obtida pelos Guias de Peregrinos formados pela Associação ou atribuída como reconhecimento, a colaboradores por acções extraordinárias, em prol do Caminho (honoris causa). 

A atribuição de Insígnias a peregrinos é uma tradição com séculos. Visita a nossa biblioteca de Insígnias peregrinas para conheceres esta tradição.

 

O objectivo da Insígnia é reconhecer os peregrinos que fizeram, pelo menos, 500km dos Caminhos de Fátima, assinalados neste site. A Insígnia não pode ser comprada. Só pode ser obtida através de um candidatura. 

Ao vermos uma Insígnia na mochila de outro peregrino, reconhecemos um caminho comum, percorrido por alguém com "espírito peregrino", a quem a experiência de peregrinar mudou a vida e a forma de ver o mundo, um Irmão peregrino.

A Insígnia é pessoal e intransmissível e está identificada com a informação do peregrino a quem foi atribuída.

Apesar da génese cristã da Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima, a Insígnia não faz qualquer distinção de credo ou religião do seu portador. 

Para te candidatares à Insígnia, deves apresentar as credenciais carimbadas e os "peregrinatios" de, pelo menos, 500km, de diferentes Caminhos de Fátima.   

A candidatura é feita através do formulário e avaliada por um Conselho de Peregrinos Arqueiros*. A decisão do Conselho de Peregrinos Arqueiros não tem apelo.

As candidaturas são individuais, não são admitidas candidaturas de grupo.

(Rovisco II)

"É tão importante saber andar
como saber parar..."

*Peregrino arqueiro, aquele que pinta as setas

Padre_Rui_2_edited.jpg

Partida da peregrinação de uma Igreja

 

ONDE ESTÃO OS PEREGRINOS? 

Neste mapa, podes ver os locais para onde foram enviadas as credenciais de peregrino da Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima. Nota importante: a localização apresentada neste mapa não mostra a localização exacta dos peregrinos, mas uma localização aproximada do código postal.

IDADE PEREGRINO/A MAIS NOVO/A
COM CREDENCIAL

CREDENCIAIS EMITIDAS ESTE ANO

IDADE PEREGRINO/A MAIS VELHO/A COM CREDENCIAL

IDADE MEDIA DOS PEREGRINOS COM CREDENCIAL

---------------------------

RESULTADOS DA VOTAÇÃO DOS ALBERGUES

Esta lista de Albergues é o resultado da votação da comunidade peregrina. A votação é realizada pelos peregrinos com credencial da Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima, numerada no ano da peregrinação. Esta é uma classificação positiva, criada para motivar e agradecer a quem acolhe em "Espírito Peregrino". Obrigado por nos dizeres quem te tratou bem no Caminho.
 




 

voto_albergue_unico.JPG

---------------------------

RESULTADOS

---------------------------

logo_aacf.jpg

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS
DOS CAMINHOS DE FÁTIMA

TELEFONE GERAL:
+351 913 13 1300

PADRE RUI LOURO:
+351 926 905 165

QUEM APOIA:

logo_decathlon.png

Página web escrita em desacordo ortográfico

  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

© 2021 Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima