---------------------------

GOLA

A gola é o canivete suíço das roupas. Permite uma utilização muito diversificada em tempo frio e quente. Existem golas de vários materiais (lã de merino, tecido polar e fibras sintéticas) e de vários comprimentos, conforme a utilização.

Em climas frios e montanha, a gola permite manter quentes e secos a cabeça e o pescoço. Ao ser colocada à frente das orelhas e vias respiratórias, limita a entrada directa de ar frio. Ajuda a evitar a acumulação de suor no rosto e permite limpar a condensação da respiração. Também protege das queimaduras do frio. Toma atenção quando usares a gola em modo passa-montanhas, pois pode ser algo assustador para outras pessoas que não sabem as tuas intenções. Recomendamos-te que destapes o rosto e expliques que és peregrino. Existem países onde é proibido tapar o rosto.

 

Em climas quentes, a gola pode servir como protecção contra a radiação solar e serve de máscara contra o pó*. Ao ser molhada, serve para baixar a temperatura corporal, quando utilizada no pescoço, cabeça e punhos.

No Albergue, a gola pode servir como venda para cortar a luz. Se atares as extremidades e a encheres com roupa, pode servir como almofada. Nas noites mais frias, serve para manteres a cabeça quente.

 

*Nota importante: a gola não serve como máscara de protecção contra nenhum tipo de vírus. 
 

(Charles Dickens)

Não é fácil caminhar sozinho pelos campos, sem meditar em alguma coisa.

logo_aacf.jpg

TELEFONE GERAL:
+351 913 13 1300

PADRE RUI LOURO:
+351 926 905 165

QUEM APOIA:

logo_decathlon.png

Página web escrita em desacordo ortográfico

  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

© 2021 Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima