Diogo_carmo_9_edited_edited.jpg

Viaduto ferroviário na chegada à Azambuja

MOCHILA DE TEMPO FRIO

A preparação da mochila de Inverno é um exercício de bom equilíbrio entre peso e conforto. Habitualmente, peregrinar no Inverno é uma experiência mais solitária. Devido à fraca afluência de peregrinos, muitos albergues e restaurantes encerram, o que obriga o peregrino a ser autónomo. Com a autonomia, vem a responsabilidade e a liberdade de escolher. É fundamental encontrar a harmonia entre o conforto térmico, para não passar frio, e a transpiração corporal, para não ficar suado, devido ao calor excessivo. Ao longo do dia, conforme as condições do clima, deves regular a tua temperatura corporal vestindo, despindo, ventilando as peças de roupa. Deves escolher forros polares com fecho completo, para regulares a temperatura. O “poncho”, para além de proteger da chuva, pode funcionar como última barreira térmica e corta vento. As extremidades (cabeça, mãos e pés) arrefecem mais rapidamente que o resto do corpo, logo, devem ser protegidos. Muita atenção à hipotermia. Procura conhecer os sinais de aviso e manobras para recuperares.

CONTROLO TÉRMICO
EM TEMPO FRIO

---------------------------

 

Para controlares termicamente o teu corpo em climas frios, existem alguns conceitos fundamentais que deves entender para te manteres quente.

- O corpo humano funciona como uma bateria térmica muito sofisticada.
- Dá e recebe calor.
- Pode ficar descarregada (hipotermia) e pode sobreaquecer (febre).
- O corpo tem vários mecanismos para manter a temperatura nos 37º. Exemplo: quando te mexes produzes calor, quando suas o teu corpo baixa a temperatura.
- A hipotermia equivale a uma bateria que perdeu toda a sua carga e já não consegue carregar sozinha. Normalmente, a hipotermia acontece quando paramos e o corpo deixou de produzir calor (temperatura corporal baixa dos 35º). Se continuares a expor o teu corpo a baixas temperaturas e ficares em contacto com roupa suada, estiveres cansado, com falta de alimento, tens as condições perfeitas para o teu corpo entrar em hipotermia.

(Rovisco II)

"A mochila é como a vida, de for demasiado pesada, não avanças..."

logo_aacf.jpg

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS
DOS CAMINHOS DE FÁTIMA

TELEFONE GERAL:
+351 913 13 1300

PADRE RUI LOURO:
+351 926 905 165

QUEM APOIA:

logo_decathlon.png

Página web escrita em desacordo ortográfico

  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

© 2021 Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima